segunda-feira, 5 de maio de 2008

PROGRAMA Nº 6




O entrevistado de nosso sexto programa é o poeta paulistano Fabio Weintraub. Nascido no ano de 1967, formou-se em Psicologia pela Universidade de São Paulo, onde cursa atualmente o mestrado em Teoria Literária. Publicou três livros de poemas: Sistema de Erros (1996), vencedor do Prêmio Nascente em 1994; Novo Endereço (2002), que recebeu dois prêmios - Cidade de Juiz de Fora e Casa de las Americas; e baque (2007), que foi feito com o apoio de uma bolsa da Secretaria de Cultura de São Paulo. Fabio também atua como crítico literário e editor.
Nas dicas culturais, confira as sugestões de Marcelo Montenegro, que já foi entrevistado em nosso programa.

No quadro sonar, apresentamos os seguintes trabalhos: uma adaptação sonora do poema "paizinho", do livro inédito Mateus, de Priscila Figueiredo; e um audiopoema de Ricardo Aleixo.

A trilha incidental do programa conta com trechos das seguintes músicas: 1) "Seguimi", de Cesare Picco; 2) "o buraco do espelho", de Arnaldo Antunes; e 3) "Castle Dance ", de Cesare Picco.

Paizinho
Paizinho
se aconchegue a mim
não pensemos no passado
no mundo passado
Você é minha criança
também senti a torpeza lá fora
também corri ao abrigo
...
Você tem esta ferida?
E esta outra aqui?
Pare de lutar
sua cabeça está branca
Há um mercado aqui perto
onde se compra barato
Largue o corpo --
o que você disser
eu também direi
(Priscila Figueiredo)

Um comentário:

Barone disse...

A poesia é um ato solitário, fruto do que há dentro de nós. Nesta segunda-feira, um projeto simples pretende imprimir na solidão da poesia um sentimento de coletividade, de coisa feita ombro a ombro. Trata-se do projeto Poema Dia, um blog (http://poemadia.blogspot.com/) no qual cada dia do mês é adotado por um poeta ou mini-contista que, neste dia específico, posta um trabalho de sua autoria.

Nossa nau partiu nesta segunda-feira (1º de dezembro) com 15 tripulantes, outros embarcarão pelo longo caminho. Singraremos os mares bravios da literatura e da sensibilidade. Convido-os a compartilhar esta viagem conosco.